quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Amigos da Escola sofre com falta de divulgação no Estado

Existem 24 escolas cadastradas, mas faltam voluntários

As escolas estaduais de Aracaju que aderiram ao projeto Amigos da Escola reclamam de não haver voluntários cadastrados para suprir suas necessidades. O projeto, criado pela Rede Globo, visa contribuir para o fortalecimento da educação pública e conta com a disponibilidade de profissionais da educação, alunos, familiares e comunidades que possam atender às carências das escolas.

Aracaju possui 24 escolas cadastradas no projeto e grande parte ainda não conseguiu colocar as atividades em práticas, por falta de voluntários. De acordo com a coordenadora da escola Barão de Mauá, Renata Oliveira, o projeto em Aracaju ainda é pouco divulgado e precisa da ajuda da mídia. “A escola está cadastrada há um bom tempo e até agora não recebemos nenhum cadastro de voluntários. No ano passado fizemos campanha aqui dentro do colégio e até uma divulgação externa, mas não obtivemos retorno”, conta a coordenadora.

No geral, as escolas que já possuem cadastro precisam de voluntários na área de infra-estrutura, atividades esportivas, atividades artísticas, atividades culturais, reforço escolar e estímulo à leitura e a escrita. De acordo com a professora Márcia Moura, a sociedade ainda não conhece o projeto e isso explica o número escasso de voluntários. “A população precisa entender que a escola faz parte da comunidade e que as pessoas devem se envolver. Por outro lado, acredito que muitas pessoas nem tenham conhecimento sobre o projeto. O que falta é incentivo e divulgação sobre o assunto.”, garante.

Amigos da Escola
O Amigos da Escola é um projeto de comunicação implementado de forma descentralizada e utiliza a força da Rede Globo para sensibilizar a população e a comunidade a darem sua contribuição para a melhoria das escolas públicas. Para ser um voluntário basta acessar o site www.amigosdaescola.globo.com , e procurar a lista das escolas públicas da cidade que estão cadastradas. Os inscritos participam de diversas maneiras da realização de atividades complementares ao ensino curricular, de projetos e iniciativas já existentes ou elaborados em conjunto com a escola.

Juliana Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário