quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Comodidade agora em adquirir ou mudar título de eleitor

Agora não demora nem dez minutinhos para tirar titulo eleitoral. Esse é o tempo que leva eleitores para terem o título de eleitor atualizado. Muita gente precisa fazer a transferência de domicílio, mas não tem tempo para ir ao cartório, por receio de enfrentar fila. Depois que disponibilizaram o Título Net, uma nova ferramenta da Justiça Eleitoral – TSE JUS, é permitido atualizar dados do Titulo online, sem precisar ir até o cartório - tudo ficou mais fácil. O trabalho mais demorado que é o preenchimento de todos os dados pessoais pode ser feito depois, em casa, pela internet.

Na Central de Atendimento do Eleitor da cidade precisa apenas entregar o documento antigo e assinar o novo.
“Mudar de endereço pela internet facilitou a vida porque não demora quase nada e é mais fácil. Moro há 7 anos em Aracaju e nunca votei aqui. Sempre justificava o voto porque não tinha como ir até o Chorrochó na Bahia, onde voto – disse Camila Souza, minutos depois de pegar o novo título após ter ido ao site TSE.

É assim para facilitar a vida do eleitor que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou à disposição o site Título Net (titulo pela internet). Ele é um serviço em que o cidadão pode solicitar, pela internet, o encaminhamento do primeiro título, a transferência de domicílio eleitoral, a mudança do local de votação, a atualização de dados ou pedido de segunda via e fazer titulo pela internet. Esse pedido de segunda via, por exemplo, pode beneficiar eleitores que perderam documentos.

O serviço de titulo eleitoral pela internet entrou em funcionamento oficialmente dia 17 de agosto no país para fazer titulo eleitoral. Título Net funciona como um pré-atendimento. No site do TSE ou do TRE há um pequeno questionário que o cidadão deve preencher. Cinco dias depois basta comparecer ao cartório – o próprio sistema vai sinalizar onde fica o local mais próximo – e retirar o documento. Se o eleitor estiver com débitos junto à Justiça Eleitoral, o sistema vai mostrar de quanto é a dívida e, se não houver restrições, a pessoa poderá imprimir o boleto e quitar sem precisar ir ao cartório – tudo pelo titulo net.

Quem quiser votar na eleição de outubro do ano que vem e não tem titulo de eleitor ou quer fazer transferência de domicílio ou pedido de segunda via tem até dia 5 de maio de 2010. Esta é a data fixada no calendário para o pleito que vai eleger os novos governadores, senadores e presidente da República.


Iara da Costa

Um comentário:

  1. Parabéns pessoal por utilizar um recurso da internet para divulgar os trabalhos de vocês. Sucesso e que esse possa ser o caminho para um futuro promissor na área jornalística.
    Sou jornalista, formado em 2007 pela Universidade Tiradentes. Digo a vocês para agarrarem a oportunidade e fazer o melhor de si.
    Qualquer coisa, tenho um blog, em parceria com meu amigo jornalista Daniel Villas-Bôas, para maiores informações esportivas: www.esporte-se.blogspot.com

    ResponderExcluir