segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Nova Forma de Jornalismo

O twitter é a nova mania da internet, uma rede social estilo microblog onde seus usuários postam pequenas mensagens há todo instante que são vistas por todos os seus seguiddores, vários artistas e famosos já entraram na onda e postam suas atividades do dia-a-dia.

A relação twitter-jornalismo divide opiniões, alguns acham que a ferramenta pode ser uma nova forma de jornalismo móvel, outros são contra e criticam as informações divulgadas pela rede impedindo os jornalistas mais afobados de terem o seu grande furo de reportagem, como foi o caso da morte de Michael Jackson que surgiu primeiro no twitter e depois nos telejornais.

Muitas empresas de comunicação no Brasil estão aderindo á rede e publicando notícias de última hora ou as suas manchetes para cair no gosto do leitor e os levarem ao seus websites, no velório do rei do pop um repórter da globo não tinha autorização de imprensa para entrar, conseguiu uma credencial normal e postou as informações no twitter pelo seu celular.

Já foi criado um site especialmente para os jornalistas que aderem á rede como ferramenta de trabalho para produção de notícias, pautas e o encontro de fontes, é o ReporTwitter. Em fim o twitter está se mostrando cada vez mais aliado do novo jornalismo como a forma mais barata e mais rápida de se divulgar uma notícia para milhares de pessoas no exato momento em que ela acontece. O twitter acrescenta e não subtrai o que fazem os jornalistas, é o começo de uma nova e melhor forma de se fazer jornalismo.

Felipe Martins

Um comentário: