sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Data do vestibular da Federal será alterada

Elbênia Ramos

Devido o roubo da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, foi decidido na última terça-feira, 6 , que a realização do exame será nos dias 5 e 6 de dezembro. Em reunião o Ministro da Educação, Fernando Haddad e o Ministro da Justiça, Tarso Genro decidiram as novas datas e os órgãos responsáveias na distribuição do material. Os vestibulandos de Sergipe não receberam a notícia com satisfação, pois, a prova será no mesmo dia do vestibular da federal do estado.

A avaliação da UFS será realizada nos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro e já exige dos alunos concentração, paciência e descanso mental. Até o momento esta decidido que os alunos farão a prova da federal pela manhã e a tarde o enem, sendo que nos outros três dias ainda haverá vestibular. Com a coincidência se as provas continuarem no mesmo dia, os estudantes já imaginam a maratona de provas.

“Eu estudei, mas acho que essa situação deveria ser modificada através de uma pesquisa feita com os alunos. Não estou pronta para fazer duas provas num só dia, desabafa a aluna Ivanda do 3º ano da escola Atheneu.

Com a regra da unificação do exame, a prova foi elaborada de outra maneira e está mais seletiva. Será dividido em quatro áreas principais: ciências humanas, linguagens, ciências naturais e matemática. A prova de redação continua com o mesmo caráter. Texto em prosa dissertativo-argumentativo com temas atuais.

O reitor Josué Modesto, deu entrevista a uma rede de televisão em Brasília após se reunir com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo ele a data da prova da federal de Sergipe será modificada devido ao choque das datas.

A preocupação atinge também os alunos dos estados vizinhos que já se inscreveram para o vestibular da UFS e que também fará o novo exame. A aluna baiana Marcela Ferreira fala sobre o dilema. “Já é a segunda vez que me inscrevo para prova da UFS e este ano vou fazer o Enem, não sei qual vou preferir, afinal o exame só poderei fazer na Bahia e não em Sergipe".

A espera da oficialização da Universidade Federal de Sergipe, os pais dos alunos estão ansiosos pois a situação físico-psíquica de seus filhos já é alarmante. Primeiro devido ao furto da prova, depois o adiamento e agora pela questão do dia a ser aplicado. De acordo com a professora da escola João Arlindo de Jesus, Ilza Maria dos Santos,a situação é difícil para os alunos saírem bem na prova devido ao cansaço. Segundo ela a data deveria ser modificada para facilitar a vida dos alunos e deixá-los tranquilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário