sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Atendimento nos supermercados desagrada consumidores

Clientes passam em média 20 minutos para serem atendidos na fila de pequenas compras

Filas imensas, falta de empacotadores e caixas vazios são algumas das reclamações que têm deixado muitos consumidores insatisfeitos ao irem às compras. As promessas de agilidade no atendimento não têm coincidido com a realidade e grandes redes de supermercados da cidade têm deixado a desejar.

Desde 2007, há uma lei que obriga todos os empreendimentos comerciais de gêneros alimentícios que tenham mais de três caixas ou façam parte de rede com mais de duas filiais, a colocarem à disposição de seus clientes um empacotador por caixa. O descumprimento da lei acarreta em multa que varia de R$300,00 a R$ 1 milhão. Em Aracaju são poucos os estabelecimentos que oferecem o serviço correto.

Segundo a psicóloga Raquel Torres, os clientes pagam pelos produtos e ainda precisam fazer o papel de empacotador. “Perco muito tempo na fila e quando sou atendida ainda preciso empacotar o que estou comprando. Se eles colocassem mais gente pra trabalhar, metade dos problemas estariam resolvidos. A demora na fila é decorrente da falta de empacotadores, já que os caixas fazem os dois papéis”, diz a psicóloga.

Fora os caixas vazios e a falta de empacotadores, alguns estabelecimentos da cidade estão fazendo marketing no qual afirmam que os clientes não passam mais de 15 minutos em uma fila de pequenas compras. É possível encontrar os dizeres em placas espalhadas nos locais com a frase “A partir daqui você não espera mais de 15 minutos”. Apesar da promessa, clientes relatam que o atendimento continua lento e sem melhorias evidentes.

De acordo com o gerente de uma grande rede de supermercado da cidade, Diego Nascimento, a rede está trabalhando para a melhoria no atendimento de seus clientes e a contratação de mais vinte funcionários está sendo estudada. “A meta da gente é essa, não deixar o cliente esperar por mais de 15 minutos, mas a demanda é muito grande e às vezes não dá pra cumprir esse tempo. Por isso há um plano de contratação imediata”, explica o gerente.

Para tentar amenizar os ânimos de quem espera na fila, alguns supermercados estão colocando televisões de plasma para distrair os consumidores enquanto a fila não anda. Dvds de forró e pagode fazem a trilha sonora da espera. Segundo a estudante Elis Canuto, as televisões foram colocadas para enganar os clientes que aguardam horas para serem atendidos. “Isso é pra enganar a gente. Ficamos em pé assistindo o povo dançar e isso prende a atenção. Aí o tempo passa e a gente nem sente”, conta a estudante.

Para denunciar a falta de empacotadores nas redes de supermercado, basta ligar para o Ministério Público Estadual pelo telefone 3216- 2400.

Juliana Moura

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