sexta-feira, 16 de outubro de 2009

grevede bancários é justificável?

POR ÁLVARO VIDAL

OS BANCARIOS ENTRARAM EM GREVE NO DIA 10 E PERMANECEM PARADOS ATÉ HOJE, DIA 16, EM TODO O PAÍS. JÁ SÃO 6 DIAS SEM SERVIÇOS QUE SÃO CONSIDERADOS ABSOLUTAMENTE ESSENCIAIS À POPULAÇÃO DE QUALQUER CAPITAL.

QUANDO UMA CATEGORIA DE PROFISSIONAIS QUE PRESTAM SERVIÇOS ESSENCIAIS, COMO SÃO OS SERVIÇOS BANCÁRIOS, DECIDE ENTRAR EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, OS BANCOS SOFREM UM POUCO, A ECONOMIA QUASE NADA, MAS OS CIDADÃOS DE BEM, HONESTOS, TRABALHADORES E CUMPRIDORES DE SUAS RESPONSABILIDADES SOCIAIS SÃO OS QUE SOFREM MAIS.

CONCESSIONÁRIAS E PRESTADORES DE SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS SIMPLESMENTE INTERROMPEM O FORNECIMENTO E AINDA COBRAM MULTA POR DIA DE ATRASO, IGNORANDO O FATO DE QUE AS AGENCIAS BANCÁRIAS, QUANDO FECHADAS, ELIMINAM TODA A PRATICIDADE NECESSÁRIA AO PROCESSO DE UM SIMPLES PAGAMENTO.

PAGAMENTOS QUE SÓ PODEM SER FEITOS NA BOCA DO CAIXA POR UM “OFFICE-BOY” AGORA TÊM QUE SER FEITOS NO CAIXA AUTOMÁTICO PELO PRÓPRIO CORRENTISTA, ASSIM COMO SAQUES E TRANSFERÊNCIAS. ISSO QUANDO O TERMINAL ESTÁ FUNCIONANDO E ABASTECIDO.

CASAS LOTÉRICAS FICAM SOBRECARREGADAS E NÃO EXECUTAM TODOS OS SERVIÇOS BANCÁRIOS. O DESPERDÍCIO DE TEMPO EM FILAS INTERMINÁVEIS É ABSURDO. OS PREJUIZOS SÃO ACUMULADOS DE FORMA EXPONENCIAL.

E ISSO TUDO POR QUÊ? APENAS PORQUE OS BANCÁRIOS QUEREM AUMENTO DE SALÁRIO OU MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO?

FOSSE O BRASIL UM PAÍS JUSTO E SEUS CIDADÃOS RESPEITADORES DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ÉTICA E RESPEITO AO PRÓXIMO, GREVES NÃO SERIAM NECESSÁRIAS. PRINCIPALMENTE NOS BANCOS, SABIDAMENTE AS INSTITUIÇÕES MAIS RICAS E LUCRATIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA, QUE DEVERIAM PAGAR A SEUS FUNCIONÁRIOS UM SALÁRIO JUSTO E PROVER-LHES CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO SEM QUE ESTES PRECISASSEM RECORRER A ESTAS PARALIZAÇÕES QUE TANTO SACRIFICAM JUSTAMENTE QUEM AS MANTÉM, O POVO E SEU DINHEIRO.

A QUEM PODERÍAMOS RECORRER? COMO DAR SEGMENTO À VIDA SEM AS INEVITÁVEIS DORES DE CABEÇA CAUSADAS POR ESTAS MAZELAS SOCIAIS? E QUEM PODE SER RESPONSABILIZADO PELOS JUROS E MULTAS COBRADAS POR ESTES ATRASOS INEVITÁVEIS?

ESTAS PERGUNTAS, POR MAIS REPETITIVAS QUE POSSAM SER, CONTINUAM SENDO FEITAS. SERÁ QUE AS AUTORIDADES LEGISLATIVAS E JUDICIAIS, QUE TÊM O PODER DE SOLUCIONAR UM PROBLEMA VELHO E REMITENTE NÃO PERCEBEM QUE SUAS AÇÕES TÊM TIDO EFEITO APENAS PALIATIVO E NÃO RESOLVEM DEFINITIVAMENTE ESTA CONHECIDA AGRURA?

OU SERÁ QUE ESTÃO DEFENDENDO OS INTERESSES DOS PATROCINADORES DE SUAS CAMPANHAS E AGINDO EM CONLUIO PARA DIVIDIR EM FATIAS UM GRANDE BOLO QUE SE FORMA A CADA QUATRO ANOS E DO QUAL O POVO BRASILEIRO NÃO VÊ NEM O TABULEIRO?

ÁLVARO VIDAL É GRADUANDO DE JORNALISMO
PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES E CIDADÃO,
PENALIZADO PELA GREVE DOS BANCÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário