quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Publicidade e Propaganda sergipana um mercado em expansão

Com o poder de persuadir e estimular, a publicidade tem o papel de induzir as pessoas a comprar ou de fazê-las acreditar naquilo que se está sendo oferecido.
Sempre criticada durante muito tempo, a publicidade sergipana ganhou forma.Para os profissionais da área, esse é um progresso irreversível. Com profissionais em sua maioria todos formados pela Universidade Tiradentes, o panorama da publicidade sergipada começa a se expandir.
A implantação do curso na Universidade Federal de Sergipe-UFS ampliou a visão do mercado, o numero de agências aumentou e a busca por profissionais qualificados também. “O número de agências cresceu , e isso é bom, que daí é mais difícil faltar lugar pra galera estagiar. Agora que a UFS também tem curso de publicidade, a tendência é aumentar ainda mais esse número”,disse a estudante de publicidade e propaganda, Luiza Gurgel.

O surgimento do curso no estado em meados da década de 90 fez com que a publicidade deixasse de ser algo artesanal e se profissionalizasse.Uma visão comprometida com a área por parte dos estudantes ainda é algo que o mercado cobra.“É algo que eu não consigo aceitar de certa forma. Por exemplo: existem tantas pessoas que chegam às 18h e saem 22h e está ótimo. Acordam meio dia, comem e ficam no MSN até dar a hora de ir à faculdade. Isso todo santo dia. Não procura fazer um curso, ler livros sobre as áreas, correr atrás de estágios”,crítica o diretor de arte da Comunicação Up, Galileu Nogueira.



A rapidez de um mercado em desenvolvimento tem exigido profissionais preparados e qualificados para desempenhar a profissão.A cada dia os melhores são selecionados numa busca constante de aperfeiçoar e reinventar esse nicho ainda tão novo no estado.“No mercado não se pode errar, não se brinca com o dinheiro do cliente. Todo dia a publicidade se reinventa, é preciso ficar ligado nas tendências e em todos os processos evolutivos da propaganda. Informação é referência, referência é tudo, estar atualizado define o seu tempo de permanência nos mercados”,afirma Matheus Meneses, integrante do Núcleo de Marketing da Construtora Celi e Estudante de publicidade.

Sendo essa, uma profissão desde o seu surgimento ligada à economia e a produção. A publicidade sergipana demorou a desenvolver-se devido à interdependência economica que havia com outros estados. Hoje com o crescimento do estado e das suas empresas, caminhar com suas próprias pernas tornou-se mais fácil. A publicidade acompanha essa evolução. A abertura do campo de trabalho e a implantação do curso em outras instituições vêm ratificar e provar a maturidade de um mercado em plena e constante expansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário