sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pontes inter-municipais sem estrutura representam risco para a população

::Por Luiza Sampaio

O Estado de Sergipe possui em todo o seu território federal 43 pontes inter-municipais, sendo 30 localizadas na BR 101 e 13 na BR 235, todas de responsabilidade do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). Apesar de ser atribuição do órgão a manutenção e fiscalização dessas travessias, os condutores que trafegam pelas rodovias federais do estado reclamam das péssimas condições as quais algumas dessas pontes se encontram, podendo causar problemas para a sociedade.

De acordo com a Assessora de Comunicação do DNIT, Paloma Naziazeno, o trabalho de checagem nas pontes é rotineiro, e várias delas no estado já estão passando por obras de manutenção. Ela ressalta que a instituição é ciente dos problemas que algumas pontes de Sergipe apresentam, mas garante que nehuma põe em risco a vida dos usuários das rodovias, e que o órgão está tomando as providências cabíveis para regularizar a situação.

Entretanto, segundo Paloma, o processo de reparos seguem os trâmites burocráticos. “Ou seja, temos que cumprir todo um cronograma oficial e isto demanda tempo. A reforma de uma ponte pode chegar a uma duração de até dois anos, já as de reparo simples são concluídas mais rápido. Mas, asseguramos que todas as OAES são monitoradas e, dentro dos prazos exigidos pela gestão pública, as obras são realizadas”, afirma.

A assessora de comunicação explica que a instituição possui um programa intitulado “Sistema de Gerenciamento de Pontes”, no qual as superintendências de todo país arquivam dados referentes aos seus estados, facilitando para que a sede nacional possa monitorar as pontes e avaliar quais delas devem sofrer intervenções mais rapidamente.

“O programa reúne fotos e relatórios dos engenheiros de cada estado, e a nossa central intervém, quando necessário, a partir desses dados. Assim, o DNIT não deixa de verificar as pontes, ou como são chamadas tecnicamente, as Obras de Arte Especiais (OAES)”, completa a assessora, ressaltando ainda que essas obras não se referem somente à reforma da parte estrutural, mas compreendem também a manutenção, como limpeza e conservação.

Parceria

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sergipe, órgão responsável pela fiscalização das rodovias federais, explica que a PRF e o DNIT trabalham em regime de parceria. Apesar de não ser atribuição da polícia, durante as rondas diárias realizadas pelos agentes, eles verificam o estado de conservação das rodovias, a qualidade do asfalto, as sinalizações horizontais e verticais, bem como a manutenção das pontes. “Quando percebemos alguma irregularidade, de imediato o DNIT é avisado, para que possa tomar as devidas providências”, esclarece o chefe do Núcleo de Comunicação Social, o inspetor Flávio Vasconcelos.

Segundo ele, a intenção da PRF é prevenir os acidentes, por isso fazem esse trabalho de fiscalização, uma vez que as condições irregulares das pontes são fatores propícios para causá-los. “Um exemplo de que irregularidades na pista podem causar sérias conseqüências foi o acidente que ocorreu este ano em uma das pontes federais aqui do estado. Provavelmente foi causado por algum buraco na pista, e as três pessoas envolvidas acabaram perdendo a vida”, lembra Vasconcelos.

O inspetor aproveita a oportunidade para alertar a sociedade a fazer parte dessa parceria e contribua com a fiscalização não só das pontes, mas de toda a malha rodoviária do estado, ligando para o telefone de emergência da PRF, 191, e informando a polícia qualquer situação que possa causar riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário