sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Padroeira do Brasil divide dia com milhões de crianças

Por: Andréa Oliveira

O Dia das Crianças, 12 de outubro, é também o dia da padroeira do Brasil, a Santa Nossa Senhora Aparecida. O que era para ser um dia de adoração – ao menos para os católicos – transformou-se numa data comercial. E das melhores. Segundos dados o 12 de outubro é uma data de muito lucro para os comerciantes.

Destaque-se que a data só virou feriado nacional em 1980, quando o Dia das Crianças foi criado. E quem o criou foi um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 20. Mas só em 1960, quando a Fábrica de brinquedos Estrela, junto com a Johnson & Johnson, lançou o bebê robusto, a data emplacou.

O que vemos no mês de outubro é uma correria para comprar presentes para os filhos, enteados, primos, afilhados. Uma verdadeira correria em shoppings e lojas de brinquedos, que movimenta muito o setor. A data só perde para o natal. Desse modo, é notório que o 12 de outubro se configurou como uma data muito mais comercial do que religiosa. Há uma ênfase ao lado lucrativo dessa dada. São inúmeros brinquedos lançados e o aumento da publicidade a fim de chamar a atenção para as mil e uma novidades do mercado infantil.

Bonecas enormes, que fazem xixi, tomam suquinho; carros que só faltam falar; novidades tecnológicas que não só agradam os filhos, mas que também chamam a atenção dos pais. Tudo é feito de uma forma a aguçar o lado consumista das pessoas. “Nesse período não temos como negar um presente aos nossos filhos, e sobrinhos, nessa hora eu me lembro do tempo que eu era criança e meus pais chegavam com o meu presente, era uma felicidade que até hoje me faz lembrar com saudades desse período. E hoje eu posso realizar o desejo dos pequenos, e é um prazer fazer isso”, relatou o administrador Cleomadson Barbosa.

E realmente, quem resiste ao pedido de uma criança? Por isso, as empresas investem cada vez mais em publicidade, para chamar a atenção dos pequeninos. Afinal, são eles que escolhem o que querem ganhar de presente.


Até no feriado


A movimentação para o Dia das Crianças começa desde o início do mês, mas como em todas as datas comemorativas, alguém sempre deixa pra comprar o presente em cima da hora. Diante desta realidade, o Centro da cidade e os shoppings de Aracaju continuarão funcionando a todo vapor. Algumas lojas do Shopping Riomar abrirão no próprio feriado, a partir do meio dia. A praça de alimentação, o Game Station e o Cinemark também funcionarão.

O Shopping Jardins também funcionará a partir do meio dia na segunda-feira. As praças de alimentação Jardins e Arcos abrirão; o clube das estrelinhas, sweet play e o Cinemark (de acordo com a programação). Os dois shoppings fecharão às 22 h. Já as lojas do Centro da cidade, não funcionarão na segunda. Porém, no domingo ficarão abertas até as 13 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário