::Luiza Sampaio
A nova data para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça-feira, 6, mudou os planos dos mais de 47 mil candidatos inscritos no vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os dias escolhidos coincidiram com os já marcados para a realização das provas de ingresso na instituição, novidade que preocupa e cria muita expectativa entre os vestibulandos.
Pode parecer simples. Subentendesse que os alunos já tenham estudado o suficiente, pois o exame já era para ter acontecido, e agora basta apenas aproveitar a maior disponibilidade de tempo para aprimorar os estudos e chegar ainda mais preparados para a prova. Mais os professores e vestibulandos mostram que na prática não é bem assim.
A professora de língua portuguesa, Shirlayne Vasconcelos, explica que há todo um planejamento, tanto do aluno, quanto da escola e do professor, por isso mudanças bruscas dessa forma prejudicam o rendimento. “Nós fazemos um cronograma de aulas extras e revisões para o período que antecede as provas, o que ajuda bastante o aluno. E quando eles acham que poderão colocar tudo em prática se deparam com uma situação dessa”, conta a docente que se mostra bastante preocupada.
Ela ressalta ainda que o maior medo dos vestibulando é de que as provas da UFS aconteçam em um período muito próximo as do Enem, já que de acordo com informações iniciais da reitoria da universidade, a intenção é que elas se realizem ainda em dezembro. “É muito desgaste físico e psicológico e isso pode influenciar diretamente nos resultados desses alunos”.
A estudante Raphaelly Araújo, concorda com a professora e afirma que a mudança nas datas das duas provas afeta muito o psicológico dos alunos e os deixam ainda mais ansiosos. “Estávamos preparados para fazer as provas no final de semana passado. Mas agora vamos ter que esperar mais um tempo e ainda correr o risco de ter duas provas próximas, não há nervos que aguente”, desabafa.
Outro problema para Raphaelly e que também deve ser preocupação para outros alunos, é que ela pretendia fazer o vestibular em uma universidade de Maceió, mas agora não sabe se as datas serão compatíveis. “Até a UFS tomar uma posição vamos ficar nessa ansiedade. Queria prestar vestibular em Maceió, mas dependendo das datas, vou ter que adiar um pouco esse sonho”, lamenta.
Mudança confirmada
A orientação do MEC é que as instituições de ensino realmente mudem a data do concurso vestibular e se adéquem a um novo calendário, e isso já está sendo feito por muitas universidades Brasil a fora. Quatro federais e 13 estaduais que tinham vestibulares marcados para os dias 5 ou 6 de dezembro, já confirmaram a mudança das provas.
Em Sergipe, os alunos terão que aguardar mais um pouco. Em entrevista por telefone a uma emissora de TV sergipana, o Reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Sobrinho, confirmou a prova terá um novo dia para acontecer, mas alegou que irá vai levar a sugestão do MEC para o Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade, a quem cabe definir pela nova data.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário