sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Nutricionistas Orientam Consumidor no Dia Mundial da Alimentação

:: Por Jacqueline Ferreira


Intoxicação decorrente de alimentações indevidas em Sergipe têm sido muito freqüentes durante o ano de 2009. No centro de Informação Toxicológica do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), de janeiro a setembro, foram confirmados 483 casos de intoxicação alimentar. Portanto, avançar em direção à segurança alimentar é um desafio complexo, mas necessário.

A nutricionista Georgina Selma Sampaio orienta sobre os benefícios dos alimentos funcionais. “O objetivo é elevar os níveis de nutrição e mostrar que os alimentos funcionais podem prevenir alguns tipos de doenças, tais como problemas cardíacos, câncer, diabetes e acidentes vasculares cerebrais”, diz.

A nutricionista explica ainda que para uma boa formação dos ossos, é importante a ingestão de vitamina D, rica em cálcio, que auxilia na prevenção da osteoporose. A mesma vitamina, segundo ela, é encontrada no leite e na margarina. “Além da vitamina D, a K encontrada no espinafre, brócolis e legumes, também traz benefícios à formação dos ossos e para outras funções do corpo”, ressalta.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos no crescimento, no desenvolvimento e nas demais funções do organismo humano. De acordo com a Anvisa os alimentos ou ingredientes com propriedades funcionais, além de atuar em funções básicas, desencadeiam efeitos benéficos á saúde.

O nutricionista Hugo Xavier alerta que uma boa higiene evita diversos problemas digestivos e que o consumidor deve estar atento. “Quando as práticas de higiene são deixadas de lado e não recebem a devida atenção, aumentam às chances de algum tipo de contaminação. Esses cuidados precisam ser redobrados” esclarece.

Além de higienização, o nutricionista destaca uma preocupação com o armazenamento de alimentos. “O maior risco de intoxicação por alimentos está na forma de guardá-los, as verduras não devem ser guardadas molhadas, pois quanto maior a quantidade de água, maior a probabilidade de contaminação,”. Explica.

Uns dos pontos mais freqüentes onde o risco da contaminação é constante são as feiras livres. Segundo Xavier o consumidor não deve deixar de comprar em feiras livres, mas deve estar atento na hora de escolher os alimentos. “Na hora de escolher a carne, deve optar pelo pedaço que apresente uma cor vermelha bem viva, pois do ponto de vista nutricional, é melhor; as frutas e verduras devem ser bem lavadas com hipoclorito de sódio e enxugar bem antes de guardar”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário