sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Shoppings Centers irão cobrar estacionamento

Banheiros de rodoviárias, universidades e parquímetros. Será que a população sergipana também terá que pagar agora pelo estacionamento dos shoppings centers da cidade¿ Essa é uma questão que tem atormentado os consumidores sergipanos. Afinal, quanto custa sair de carro nos dias de hoje¿ Combustível, manutenção, seguro e o tal do estacionamento. Os estacionamentos, aliás, se tornaram tão rentáveis que vários terrenos em lugares estratégicos da cidade têm sido vendidos por valores generosos com essa finalidade tão lucrativa. A exemplo disso temos o bairro São José, onde concentra a maior parte das clínicas e hospitais de Aracaju. Cada metro quadrado é disputado entre usuários e taxistas e, claro, não tem espaço para todo mundo, sendo inevitável o uso dos estacionamentos, que cobram em média R$ 5,00 por turno, mesmo que você passe apenas 10 minutinhos, porque desceu para buscar um exame. Muitas vezes, a opção de guardar o carro no estacionamento é devido à falta de segurança em determinados pontos da cidade. Vanessa Carvalho, representante de remédios, trabalha nas imediações do bairro e já tomou vários sustos, “já fui assaltada duas vezes, o som do carro foi roubado e constantemente sofro até ameaças de flanelinhas, que arranham os carros se não dermos dinheiro”, conta ela.


Mas, voltando aos shoppings centers, não é prática habitual desses centros comerciais cobrarem por vagas de estacionamento aqui em Sergipe. Porém, quem passa pelas redondezas, já deve ter observado que as entradas foram reformadas, para a instalação de “catracas”. De acordo com a assessoria de comunicação do Shopping Jardins, as catracas são apenas para garantir a segurança dos clientes. Será mesmo¿
As opiniões têm sido bastante divididas. Para alguns, a medida irá garantir maior segurança no caso de roubos dentro dos estabelecimentos. Com a cobrança, os shoppings terão de se responsabilizar pelos prejuízos, tendo a obrigação de ressarcir os clientes. Ora, não existe gratuidade nas relações de consumo! Tudo tem um custo, custo esse embutido no preço dos produtos e serviços oferecidos pelos shoppings! O cafezinho do restaurante também não é cortesia e os brindes das lojas também não são gentilezas dos vendedores! Nenhum fornecedor ou lojista sai perdendo. Com os shoppings é a mesma coisa. Em Salvador e Recife, não há mais a cobrança pelos estacionamentos.


Segundo o Código do Consumidor essa é uma prática ilícita. As vagas são um direito da população.


O que fazer¿ Não esqueça ao sair de casa de acrescentar além do dinheirinho do sorvete, as moedas para os ataques dos flanelinhas em todos os sinais da cidade, o dinheiro do parquímetro quando for ao trabalho, o dinheiro do estacionamento do shopping quando você for pagar aquela conta de luz e o dinheiro do estacionamento da universidade quando for para aula a noite. E cuidado, logo entrarão nessa lista os supermercados e restaurantes.

Renata Ribeiro Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário