sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Rodovia Lourival Baptista vira a ‘rodovia da morte’

Em frente à casa de dona Terezinha Oliveira dos Santos, uma aposentada de 65 anos, há uma capelinha com uma cruz. A pequena construção foi feita ao marido, que morreu no mesmo local onde, no dia 6 de setembro, dona Terezinha foi atropelada e morta. O casal residia na rodovia Lourival Baptista, que passa pelos municípios de Salgado, Lagarto e Simão Dias, na região Sul do estado, e hoje é considerada como a estrada estadual mais perigosa de Sergipe. E não é para menos. Em menos de um mês, cinco pessoas foram vítimas de acidentes fatais.
Um dos últimos acidentes graves registrados na rodovia SE-270 aconteceu na terça-feira, 15. Um caminhão-baú se chocou contra uma carroça no povoado Olhos D’água. Com o impacto, o condutor da carroça morreu na hora. Ainda não se sabe se o acidente foi causado pela imprudência de um dos dois motoristas, ou se o trecho da pista estava em condições precárias que contribuíram para a fatalidade.
Os problemas existentes na rodovia são inúmeros, dentre eles, as condições precárias da estrada, pois está cheia de buracos, além da falta de sinalização e de acostamento. Segundo informações da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRV), no período de janeiro à agosto deste ano foram 75 acidentes com 12 vítimas fatais, tendo como causas mais freqüentes a saída de pista devido a alta velocidade, além das péssimas condições do trecho.
De acordo com o profissional autônomo, Fernando Menezes, que viaja sempre pela SE-270, as condições da pista são realmente muito ruins, cheia de buracos. “A rodovia precisa de um recapeamento geral em todo trecho, a única coisa que fizeram foi tapar os buracos, a estrada está cheia de remendos. O que os órgãos responsáveis deveriam fazer é recapear a rodovia, e não mexer na estrutura, para fazer uma nova pista. A Lourival Baptista tem 40 anos e precisa de uma reforma urgente”, declarou.

Restauração
Sobre a reconstrução da rodovia, o diretor-presidente do Departamento de Infraestrutura Rodoviária (DER), Ézio Prata Faro, concorda que a Lourival Batista precisa de uma grande restauração, uma vez que a última reforma de qualidade foi realizada há mais de 20 anos. “As reformas que vinham sendo feitas na rodovia eram apenas para tapar buracos, e essa será a primeira vez que a Lourival Batista passará por uma verdadeira restauração”, informou Faro.
Com relação ao começo das obras, a assessoria de comunicação do departamento, informou que no prazo máximo de 20 dias, a reforma da pista será iniciada. “Já temos a ordem de serviço assinada pelo governador Marcelo Déda, e estamos aguardando a mobilização da empresa Delta Engenharia S/A, vencedora do pleito, na disponibilidade de equipamentos e a montagem do canteiro de obras”, afirmou Adel Ribeiro, assessor do DER.
Será feita a restauração de 72 km da rodovia, começando a partir de Simão Dias, para a BR 101. Serão investidos na obra R$ 36,6 milhões, e o prazo de execução será de 210 dias.
Ainda segundo Ribeiro, serão realizados também obras no trecho do povoado Colônia Treze, localizado no município de Lagarto, com serviços estruturantes, como o alargamento da pista, a construção de quiosques e reforma da estrutura geral da pista. A empresa vencedora da licitação foi a Sólida Engenharia, e serão restaurados 3,5 km de extensão num prazo de 180 dias.
A reforma terá um gasto de cerca de R$ 7,1 milhões. Os investimentos na Lourival Baptista e Colônia 13 somam mais de R$ 44 milhões.


Nayana Araujo

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