quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Carmópolis completa 87 anos de emancipação política

Cristiano Mendonça

A cidade de Carmópolis comemora 87 anos de sua emancipação. O município petrolífero, localizado na região leste do estado, tornou-se independente de Rosário do Catete no dia 16 de outubro de 1922.

Carmópolis possui cerca de 12 mil habitantes e é um dos municípios mais ricos do estado de Sergipe. Recebeu primeiramente o nome de Rancho. Em seguida, devido à passagem dos frades carmelitas que seguiam em missão ao monte Carmelo, foi batizado de Carmópolis.

Por muitos anos a agricultura e a pecuária formaram a base econômica da cidade. Mas em 1963, a Petrobras descobriu petróleo no subsolo do município, alterando a economia de Carmópolis.

O historiador Alexandre Magalhães diz que Carmópolis é a mais importante cidade do Vale do Cotinguiba. “O município de Carmópolis cresceu e se desenvolveu rapidamente. Quem conhece a história da cidade sabe de sua importância no cenário estadual”, afirma.

As comemorações em homenagem a data se inicia nesta quinta-feira, 11, e se estende até o próximo sábado, 17. As bandas Calcinha Preta, Aviões do forró, Parangolé, dentre outras, farão parte da programação social. No sábado, eventos esportivos movimentarão a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário