terça-feira, 6 de outubro de 2009

Secretaria de segurança amplia monitoramento por câmeras na capital

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) amplia o sistema de monitoramento por câmeras em Aracaju. Entraram em funcionamento mais nove câmeras instaladas nos bairros 13 de julho e Salgado filho que juntamente com as 16 já existentes, somam um total de 25 pontos vigiados eletronicamente.

“O funcionamento dessas câmeras vem ajudar e muito o trabalho das polícias, porque temos a possibilidade de observar o local 24 horas por dia, com tecnologia de ponta, pois essas câmeras têm condições de girar em um ângulo de 360 graus, além de terem alcance de um raio de até um kilômetro cada uma, com zoom de 35 vezes, ou seja, podemos fazer uma foto três por quatro do suspeito se quisermos”, explica o comandante do policiamento da capital e diretor do centro integrado de operações em segurança pública (Ciosp 190), coronel Sobrinho.

No entanto a população se divide quanto à eficácia do equipamento eletrônico, pois mesmo com o funcionamento das câmeras no centro de Aracaju, alguns comerciantes dizem não terem notado diminuição da criminalidade. “A marginalidade anda solta aqui pelo mercado, nós é que temos que ficar de olho, se não eles levam na tora mesmo, pois se vacilarmos, até que a polícia chegue para tentar resolver alguma coisa, já era”, desabafa o feirante Pedro Faustino.

Contudo a empacotadora de um supermercado localizado na Av. Francisco Porto, Emanuele Farias se diz confiante na diminuição da criminalidade na região onde trabalha, com a instalação e funcionamento dos equipamentos eletrônicos. “Creio que o marginal vai pensar duas vezes antes de praticar algum crime, porque sabe que está sendo filmado e que será pego rapidamente”, completa.

“O equipamento serve como os olhos da polícia, identificando os suspeitos de crime com maior rapidez e direcionando o efetivo para o local mais exato possível”, destaca o coronel Sobrinho. Por isso, com a conclusão da segunda fase, a SSP estuda a possibilidade de instalação de câmeras nos bairros Jardins, Siqueira Campos, Coroa do meio e Atalaia.

LESSIO CERQUEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário