sexta-feira, 9 de outubro de 2009

População Sergipana critica as Olimpíadas 2016

Elbênia Ramos

A escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016 deixa uma esperança ao pensar no ganho econômico do país. Com o gasto calculado em 25,9 bilhões de reais, a notícias das olimpíadas foi anunciada na última sexta-feira, 2 , e os cariocas se reuniram na praia de Copacabana para assistir a votação que acontecia em Copenhague. O fato repercutiu em todo mundo e em Sergipe a população dá sua opinião e faz critica ao governo brasileiro.

Para os sergipanos saúde, educação e transporte estão presentes na lista onde o governo deveria apostar mais. De acordo com a dona de casa Sandra Silva, a partir do momento que os responsáveis indicaram o Rio poderia ter pensado em eventos para ajudar boa parte da população e não apenas uma classe. Segundo ela a influencia das olimpíadas no Brasil, não diminui os problemas na saúde e educação e como ela depende destes setores públicos não se mostra satisfeita com a escolha.

Levantamentos realizados pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), confirmou que Sergipe possui 19% das pessoas com mais de 15 anos analfabetas e, além das crianças de 7 a 14 anos já estarem na escola, muitas chegam aos 8 anos de idade sem aprender a ler. Estes dados poderiam ser modificados, pois mesmo com os números, o índice ainda é baixo para o índice geral.

"Vim do Ceará mas já sou sergipano de coração. A cidade em que eu nasci, Brejo Santo, é carente no setro agrário. Agora fico imaginando que o governo vai gastar tanto e meu povo vai continur necessitado", reclama o estudante Cristóvão Petrônio.

A verba que foi divulgada para a organização estrutural e de segurança da cidade do Rio de Janeiro ajudaria a educação sergipana. “Falta verba ou melhor eles não estão utilizando a verba para cuidar bem da educação. Estagiei em escolas públicas e percebir o descaso com o setor”, desabafa a universitária Gilnara Guedes.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quem acha que o Brasil deveria investir em educação,saúde,alimentação,segurança... ?Certamente muitos acham. Ai pergunta-se novamente: Diante de tanta falta de educação,fome,violência e subestrura dos nossos hospitais; nossos políticos realmente se importam com nos ?Certamente muitos dirão que não.Bem, agora pensamos:Investir em uma copa e em uma olimpíada não e melhor do que ter nosso dinheiro desviado e roubado por parte de tantos (A)políticos, que sabemos nos que nunca irão ligar para nossas carências ?Direta ou indiretamente seremos beneficiados,e por isso já estamos com lucro.

    ResponderExcluir