sexta-feira, 16 de outubro de 2009

falta de um norte magnético

POR ÁLVARO VIDAL

TODOS OS SERES VIVOS TÊM, OU PELO MENOS DEVERIAM TER, UM OBJETIVO QUE OS ORIENTA E DIRIGE SEUS ESFORÇOS AO LONGO DA VIDA. ALGUNS TÊM O MESMO OBJETIVO, DE FORMA COLETIVA E AGEM INSTINTIVAMENTE PARA ALCANÇÁ-LO. OUTROS, MAIS INDIVIDUALISTAS, AGEM DIFERENTEMENTE.

BONS EXEMPLOS DO PRIMEIRO CASO SÃO OS ANIMAIS SELVAGENS, QUE TÊM POR OBJETIVO FINAL PROCRIAR E PERPETUAR A ESPÉCIE E, COMO META INTERMEDIÁRIA, SOBREVIVER ATÉ A MATURIDADE SEXUAL.

NESTE CASO, A NATUREZA SE ENCARREGA DE COMANDAR AS AÇÕES E OS DESTINOS DE CADA UM, POIS COMO IRRACIONAIS, OS ANIMAIS SÃO INCAPAZES DE REFLETIR E PLANEJAR UM FUTURO MAIS RICO EM EXPERIÊNCIAS. MAS SUAS VIDAS TRANSCORREM EM ABSOLUTA HARMONIA COM O AMBIENTE EM QUE VIVEM.

MUITAS VEZES SINTO UMA INVEJA DANADA DOS BICHANOS E PENSO EM QUÃO MELHOR SERIA MINHA VIDA SE FOSSE UM DELES. MAS, COMO HUMANO E RACIONAL, ME VEJO OBRIGADO A DETERMINAR MEUS OBJETIVOS E REFLETIR SOBRE OS MESMOS DIARIAMENTE, MUITAS VEZES FAZENDO PEQUENAS ALTERAÇÕES NO DECORRER DO PERCURSO.

QUANDO ATINJO MINHAS METAS INTERMEDIÁRIAS PARTO IMEDIATAMENTE, OU MELHOR, APÓS UMA CURTA E MERECIDA FOLGA, NO CUMPRIMENTO DE OUTRA QUE ME MANTENHA NOS TRILHOS E ME LEVE A OUTRAS CONQUISTAS.

ATÉ AÍ TUDO BEM, NÃO ME SINTO DIFERENTE NEM VEJO OUTROS AGINDO DE FORMA CONTRÁRIA. NO ENTANTO, NA POLÍTICA PARECE QUE AS COISAS OBEDECEM A UMA LÓGICA DIFERENTE, A JULGAR PELAS ATITUDES DEMONSTRADAS POR SEUS PRATICANTES.

PERGUNTE A UM POLÍTICO DA SITUAÇÃO QUAL É SEU OBJETIVO FINAL E ELE RESPONDERÁ: “ME PERPETUAR NO PODER”.

PERGUNTE A ESTE MESMO POLÍTICO QUAL SUA PRÓXIMA META E ELE RESPONDERÁ: “PERMANECER NO PODER”.

PARA TIRAR QUALQUER DÚVIDA SOBRE SUAS INTENÇÕES, PERGUNTE A ELE QUAL SEU OBJETIVO AMANHÃ E ELE RESPONDERÁ: “DESFRUTAR O PODER”.

AGORA PERGUNTE A UM POLÍTICO DA OPOSIÇÃO QUAL SEU OBJETIVO NA VIDA E ESTE RESPONDERÁ, COINCIDENTEMENTE: “ME PERPETUAR NO PODER”.

PERGUNTADO QUAL É SEU PROPÓSITO DE MEIO DE CAMPO, ELE RESPONDERÁ: “USUFRUIR DO PODER”. A ESTA ALTURA A CURIOSIDADE PARA SABER SUA META DE AMANHÃ JÁ NÃO É TÃO LATENTE.

CASO VOCÊ AINDA TENHA DÚVIDAS, SEU OBJETIVO DE AMANHÃ É “RECUPERAR O PODER, CUSTE O QUE CUSTAR”.


ÁLVARO VIDAL É GRADUANDO DE JORNALISMO
PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES E, AOS 44 ANOS
DE IDADE, DESCRENTE NA POLÍTICA DO BRASIL

Um comentário:

  1. Alvaro lembre-se de colocar caixa baixa no texto, e pergunte a alguém se o texto pode ser opinativo não tenho certeza mais acho que a matéria tem que ser noticiosa. Só to dando a dica pq a matéria vale ponto para a II unidade. Maise Rocha

    ResponderExcluir