sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Remontagem da árvore de natal da Energisa diverge opiniões

Na última terça-feira, 13, a Empresa Energética de Sergipe (Energisa) anunciou a remontagem da árvore de natal. Tradição que ocorre desde 1987 e foi interrompida no ano passado pela queda da árvore durante a montagem, levando a óbito quatro operários.

A notícia não agradou muito a Luciana Teles de Oliveira, viúva do eletricista Anselmo de Oliveira, vítima da tragédia. “Eles deveriam esperar passar esse ano para pensar em montar de novo a árvore, tudo está muito recente, ainda dói muito, e ver a árvore lá, vai doer mais ainda,” desabafa.

Para a funcionária pública Edivânia Rocha Santos, deixar de montar a árvore é como esquecer um costume de anos. “Sei que é muito triste para os familiares das vítimas, mais não podemos nos prender a tristeza,” fala.

Mais não é apenas a lembrança das vítimas que causam repressão na população aracajuana. O motorista Valdeilton do Nascimento, diz que é injusta a montagem da árvore. “A Energisa fala que é um presente dela para a população, mais nunca vi dá um presente e cobrar por ele,” argumenta.

Segundo relatos na mídia, o diretor-presidente da Energisa, Eduardo Alves Mantovai, afirma que foi feita uma pesquisa procurando saber se a população era de acordo com a remontagem da árvore, de acordo com ele,os aracajuanos deu o aval para continuar a tradição.

Entrevistamos mais de 30 pessoas em diferentes pontos da capital, inclusive funcionários da Energisa, que preferem não mencionar os nomes, todos dizem desconhecer a tal pesquisa.

Acidente

Em novembro do ano passado, faltando pouco menos de cinco dias para ser inaugurada, toda estrutura da árvore de natal da Energisa desabou, levando a óbito quaro funcionários da Engetel – empresa contratada pela Energisa para dar suporte na montagem da árvore. Entre as vítimas fatais estavam Anselmo de Oliveira, Fred dos Santos, Cleidivan Alves e Fábio Santos.

Livro dos Recordes

A árvore de Natal da Energisa é reconhecida pelo Guinness BooK como a árvore de luzes mais grande do mundo, atingindo 110,11m de altura, contendo mais de 37 mil lâmpadas instaladas, o monumento equivale a um prédio de 40 andares, com potência para fornecer energia para 2.820 domicílios.


Maise Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário