quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Estudantes fazem entrevistas em estúdio


Por: TÍFFANY TAVARES


Os alunos do curso de jornalismo da Univesidade Tiradentes participaram de uma aula diferente no Complexo de Comunicação Social - CCS, na noite do último dia 14. A professora Deise Dias incubiu seus alunos da disciplina de Radialismo I a prepararem uma entrevista ao vivo no estúdio de rádio. Professor, personal trainer, produtor, arquiteto, repórter fotográfico e radialista, estes foram alguns dos profissionais interrogados sobre um pouco do cotidiano profissional, pelos futuros jornalistas.

Na oportunidade, Deise explicou como um profissional deve se comportar como entrevistador e qual a maneira de abordar assuntos pelos quais o entrevistado está acostumado a lidar. “ O radialista tem de ser objetivo e conciso nas perguntas e deve ficar atento às respostas do entrevistado, para não ser repetitivo”, afirma.

"Nós como estudantes precisamos acostumar a ouvir nossa própria voz no microfone. No início a gente estranha, mas depois fazemos adaptações e interpretações. Isso é que é o melhor”, diz empolgado o aluno da disciplina, Wilson Melo, que ressaltou a importância das aulas de radialismo serem práticas, em estúdios com direito a entrevistados e principalmente com o treino vocal.

O radialista Igor Cleiver foi entrevistado no estúdio e abordou sua história no rádio, a importância da produção no veículo e o nível dos programas radiofônicos em Sergipe. Explicou também sobre o relacionamento de confiança que tem com seus ouvintes. “Passamos a ser o amigo diário dos ouvintes. A confiança creditada no radialista não pode ser quebrada. É muito bom”, relata.


No curso de jornalismo a disciplina Radiojornalismo I aborda a história do rádio brasileiro e a introdução de práticas profissionais com suas devidas regras no veículo. Vale lembrar que mesmo que a ementa da matéria seja embasada de teoria sobre as fases do radiojornalismo no Brasil, é relevante que os alunos pratiquem o uso do microfone com as técnicas necessárias para um bom desempenho profissional desde o início do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário