# Jacqueline Ferreira #
Será realizado hoje, 08, no auditório do Sest/Senat, localizado na Avenida Tancredo Neves o II Seminário para Multiplicadores de Prevenção ao HIV/ Aids nas Empresas. A iniciativa é do (CEESE) Conselho Empresarial de Prevenção ao HIV em Sergipe, e conta com a parceria dos Programas DST/Aids Municipal e Estadual, que uniram essa iniciativa para consolidar as ações da instituição na luta conta a Aids. O encontro será realizado das 08 ás 12 horas.
O CEESE atua em varias empresas de Sergipe, desde 2006, conscientizando sobre as necessidades de abordar políticas preventivas no ambiente de trabalho.
Segundo Andrey Roosewelt Chagas, técnico do Programa Municipal DST/Aids, o grande objetivo deste evento, é ampliar o acesso dos trabalhadores aos serviços de prevenção, diagnostico e assistência. “O objetivo é fazer que todos os funcionários das empresas tenham consciência que a prevenção é fundamental para todos”, diz.
Este seminário vai fazer com que os participantes possam trocar informações e experiência sobre a Aids. Durante o evento será realizada uma eleição para a Presidência do CEESE, 150 pessoas já marcaram presença.
Uns dos coordenadores e palestrante é Eudes Barros, na sua apresentação ele vai mostrar vários tipos de prevenção, diagnósticos e tratamento para a Aids que são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde de Aracaju.
A Sergipe Industrial. Indústria têxtil de Aracaju possui 420 Funcionários, entre Matriz e Filial chega o total de 967, a empresa busca passar todas as informações necessárias que ajudem aos funcionários ter noção da doença e saber que a prevenção é o melhor remédio.
A cada ano a empresa promove a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) que é organizada pelos Proprietários da Empresa, os técnicos de Seguraça do Trabalho Jolicio dos Santos e Denisson de Souza Silva, junto com convênio Sesi / Senai e a Secretaria Municipal da Saúde que promove palestras, teatros e seminários, tornando todo dia 01 de Dezembro o dia Mundial do Combate a Aids na Empresa.
A distribuição de preservativos, cartaz, folder´s, faz com que os funcionários tomem consciência que é fundamental se prevenir, o objetivo do programa é levar informações atualizadas, de forma clara e direta e aconselhar sobre AIDS e DST, a todos os funcionários e dependente; Assegurar os funcionários que são soropositivos, seus direitos e responsabilidades, alertar que eles receberão todo suporte médico, psicossocial e financeiro. “Visamos o bem de todos os funcionários, sem nenhum preconceito, sendo rico ou pobre, branco ou negro, eu trabalho é para isso”. Diz Jolicio.
A fábrica tem em anexo uma enfermaria, que funcional 24 horas para disponibilizar aos funcionários toda infra-estrutura e garante todo atendimento ambulatorial e distribuir preservativos para quem necessita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário