quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Aracaju comemora Semana Nacional da Alimentação

Na próxima sexta-feira 16, comemora-se o ‘Dia Mundial da Alimentação’. Mas desde o início dessa semana a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), órgão vinculado a Prefeitura de Aracaju, vem promovendo uma série de eventos, onde o tema principal é a prevenção de doenças transmitidas pelos alimentos. Essa campanha é idealizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e seu dia é celebrado desde 1981, sendo que a cada ano é escolhido um tema central.

Durante todo o dia da última terça-feira 13, colaboradores da Coordenação de Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa), fizeram uma espécie de abordagem destinada à população da capital. Na ocasião foram distribuídos panfletos informativos, todos confeccionados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Demos o ponta pé inicial a empreitada e já sentimos a adesão do povo ao tema exposto”, comenta a funcionária da Covisa, Marta Macedo.

O material disseminado entre as pessoas traz cinco recomendações para uma alimentação segura. Inclusive, tais folhetins também foram entregues aos feirantes e consumidores para que todos fiquem atentos às formas mais adequadas de conservação, manuseio e preparo dos alimentos. Segundo a coordenadora da Covisa, Ana Angélica Ribeiro, "dessa maneira a transmissão de doenças por meio de alimentos poderá ser evitada sem maiores problemas".

E as atividades não param por aí, a entrega do material impresso volta a acontecer nesta quinta-feira 15, em algumas redes de supermercados da capital. Já no dia 16, data prevista para término do evento, além da panfletagem que está programada para acontecer na Orla de Atalaia, toda a equipe da Covisa participará de atividades com objetivo de mobilizar a população frequentadora do calçadão da João Pessoa e dos shoppings. A semana da alimentação contará ainda com palestras em escolas estaduais e municipais.


Dia Mundial da Alimentação

Celebrado no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação comemora a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo primordial é conscientizar as pessoas sobre as dificuldades daqueles que não têm o que comer e por isso estão desnutridos. E em consequência, promover no mundo o engajamento da população no combate contra a fome.
Hellen Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário