sexta-feira, 9 de outubro de 2009

SEDIAR AS OLIMPIADAS DE 2016 REALMENTE BENEFICIARÁ O BRASIL?

SEDIAR AS OLIMPIADAS DE 2016 REALMENTE BENEFICIARÁ O BRASIL?

POR ÁLVARO VIDAL

APÓS O ANÚNCIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO COMO SEDE DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016, MUITO SE TEM DISCUTIDO SOBRE OS REAIS BENEFÍCIOS DESTA EMPREITADA. NÃO SÃO POUCAS AS BOCAS QUE SE MANIFESTAM. ALGUMAS ADVOGAM A FAVOR, OUTRAS CONTRA. COMO NÃO SERIA ÉTICO NEM APROPRIADO ANTEVER OS ACONTECIMENTOS SETE ANOS À FRENTE, VAMOS NOS BASEAR EM EVENTOS PASSADOS.

OS JOGOS PANAMERICANOS DE 2007, TAMBÉM DISPUTADOS NO RIO DE JANEIRO, PODEM NOS DAR UMA BOA REFERÊNCIA DO QUE DEVERÁ ACONTECER EM 2016. FOI O ÚLTIMO EVENTO ESPORTIVO INTERNACIONAL REALIZADO NO BRASIL E RECRUTOU AS MESMAS ESTRUTURAS NECESSÁRIAS AOS JOGOS QUE VIRÃO. TANTO A INFRA-ESTRUTURA PROVIDA PELOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, NA FIGURA DOS TRANSPORTES PÚBLICOS, FORNECIMENTO DE ÁGUA E ELETRICIDADE, TRATAMENTO DE ESGOTO, QUANTO A ESTRUTURA DE SERVIÇOS DA CIDADE, NA INDÚSTRIA HOTELEIRA E SERVIÇOS AFINS, FORAM TESTADAS.

A FAVOR ESTÃO AS ALEGAÇÕES DO MINISTRO DOS ESPORTES ORLANDO SILVA, DE QUE “MUITAS CONSTRUÇÕES FORAM FEITAS, MUITOS SERVIÇOS FORAM CRIADOS, MUITAS EMPREGOS FORAM GERADOS E MUITO DINHEIRO FOI MOVIMENTADO. MUITAS PESSOAS TAMBÉM FORAM CONTRATADAS APENAS TEMPORARIAMENTE E MUITAS OUTRAS GANHARAM BASTANTE DINHEIRO”. MAS SERÁ QUE ISSO SE REFLETE EM BENEFÍCIO PARA TODA UMA SOCIEDADE OU UM PAÍS INTEIRO?

NO CASO DOS JOGOS PANAMERICANOS NÃO. HÁ RELATOS CONFIRMADOS DE OBRAS INACABADAS, OUTRAS QUE NÃO FUNCIONAM OU NÃO CUMPREM SUA FUNÇÃO SOCIAL, EMPRESAS QUE FORAM CRIADAS APENAS PARA OS JOGOS E EM SEGUIDA FORAM DESATIVADAS, DEIXANDO A IMPRESSÃO DE UM FALSO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E A CONTRATAÇÃO DE AMADORES DESQUALIFICADOS PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS, APENAS PARA QUE NÃO TIVESSEM QUE CONTRATAR PESSOAS DE OUTROS ESTADOS, DESTA FORMA MANTENDO OS RECURSOS DENTRO DA ECONOMIA LOCAL.

E O ESPORTE BRASILEIRO, PROTAGONISTA DO EVENTO, FOI BENEFICIADO? O COB (COMITE OLÍMPICO BRASILEIRO) JURA QUE SIM. A MAIOR AUTORIDADE DO ESPORTE BRASILEIRO E PRESIDENTE DO COB, O EX-JOGADOR DE VÔLEI CARLOS ARTUR NUZMAN DIZ: “O ESPORTE BRASILEIRO ESTÁ MAIS DESENVOLVIDO DO QUE JAMAIS ESTEVE”. SERÁ? VOZES INTIMAMENTE LIGADAS AOS ATLETAS E ESPORTISTAS DUVIDAM DESTE POSICIONAMENTO. TÉCNICOS, TREINADORES E ATLETAS ALEGAM QUE APENAS AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS QUE COMANDAM O ESPORTE BRASILEIRO FORAM BENEFICIADAS, MAS QUE OS MAIORES INTERESSADOS, ELES, QUE FAZEM O ESPETÁCULO, FORAM DEIXADOS DE LADO. ALEGAM QUE JAMAIS RECEBERAM QUALQUER INCENTIVO, SEJA FINANCEIRO OU ESTRUTURAL. OS RECURSOS FORAM PREDADOS NOS ESCALÕES MAIS ALTOS E QUANDO CHEGARAM AOS ATLETAS JÁ ESTAVAM MINGUADOS E NÃO PUDERAM SER APROVEITADOS EFETIVAMENTE.

OS RESULTADOS DA DELEGAÇÃO BRASILEIRA NOS JOGOS DE BEIJING EM 2008 APONTAM PARA UM ENFRAQUECIMENTO DO DESPORTO NACIONAL. FOI A NOSSA PIOR PARTICIPAÇÃO NAS EDIÇÕES DOS ÚLTIMOS 4 JOGOS OLÍMPICOS. OS POUCOS BONS RESULTADOS VIERAM DE ESPORTES JÁ FORTES E RECONHECIDAMENTE DESENVOLVIDOS COMO O FUTEBOL E O VÕLEI E OUTROS ONDE O ESFORÇO PESSOAL CONTA MAIS QUE A ESTRUTURA DE APOIO. O NADADOR MEDALHISTA DE OURO E RECORDISTA MUNDIAL CEZAR CIELO DECIDIU CONTINUAR TRENANDO NOS EUA. “SÓ VENHO AO BRASIL PARA PARTICIPAR DE COMPETIÇÕES IMPORTANTES. MEU TREINAMENTO É TODO FEITO NA UNIVERSIDADE DE ARLINGTON/MA. LÁ TENHO A MELHOR ESTRUTURA E POSSO PENSAR APENAS EM NADAR E ESTUDAR.”

MAS A POLÍTICA NO ESPORTE SE FORTALECEU. OS POLÍTICOS BRASILEIROS ESTÃO, CADA VEZ MAIS, USANDO O ESPORTE COMO PLATAFORMA, OS EVENTOS COMO PALANQUE E OS ATLETAS, MUITOS POLITICAMENTE MAL INFORMADOS OU IGNORANTES, COMO MASSA DE MANOBRA.

E O RESTO DO BRASIL, QUE NÃO CABE DENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, COMO FICA? TODOS OS BRASILEIROS PAGARAM IMPOSTOS QUE FORAM APLICADOS EM PROJETOS QUE BENEFICIARAM APENAS UM PUNHADO DE ESPERTALHÕES CARIOCAS E POLÍTICOS RECONHECIDAMENTE BAIRRISTAS. O GOVERNO FEDERAL, QUE TANTO SE EMPENHOU EM FAZER A CANDIDATURA BRASILEIRA VITORIOSA, PRECISA FAZER COM QUE TODO O POVO BRASILEIRO SE BENEFICIE DE SEUS ESFORÇOS POLÍTICOS, COM O MESMO AFINCO E DEDICAÇÃO PESSOAL QUE DEMONSTROU O PRESIDENTE LULA NA CANDIDATURA DO RIO, NÃO SÓ OS FLUMINENSES.

ISSO É O QUE ESPERA TODO O POVO BRASILEIRO DOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO EM 2016!


ÁLVARO VIDAL É GRADUANDO DE JORNALISMO
DA UNIVERSIDADE TIRADENTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário