sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Polícia Militar qualifica policiais visando formação de time tático

Qualificar os policiais militares que atuam no Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Estado de Sergipe e formar um time tático preparado para resgatar reféns com vida. Com estes objetivos prioritários, 20 policiais iniciaram as atividades do Curso Avançado de Invasões Táticas.

Em uma semana de treinamento, os policiais terão que completar uma carga horária de 100 horas/aulas com instruções referentes à teoria das operações especiais, técnicas e táticas individuais, tiro tático, controle de agente mentalmente perturbado, resgate de reféns em ônibus e veículos, transposição de obstáculos, invasões lentas e dinâmicas, entre outras temáticas.

“O curso está sendo conduzido por dois policiais militares (tenente PM Quirino e sargento PM Naziazeno) do Grupo de Ações Táticas Especiais de Minas Gerais especializados neste tipo de prática. É um momento onde a tropa vai aperfeiçoar o que conhece e onde selecionaremos o time tático que terá como meta o resgate de reféns com vida. Além disso, é ponto positivo que os instrutores tenham se deslocado até nosso grupo porque a PMSE economizou cerca de R$ 300 mil e treinamos um grupo maior. Se os nossos policiais tivessem que deslocar até Minas o custo seria muito maior”, destacou o comandante do COE, major PM Sílvio César Aragão.

Para o soldado Nailson, que atua no COE há dez anos, atividades como estas são de fundamental importância para atualizarem o conhecimento teórico e prático da tropa. “Quando se trabalha em uma tropa que desenvolve um trabalho ostensivo, a melhor forma de aprender é através do treinamento constante. Estamos aproveitando o máximo de conhecimento que nossos companheiros de Minas Gerais possuem”, ressaltou.

Até o presente momento, o curso conta com 18 homens – dois policiais desistiram do curso – e as atividades ocorrem pela manhã, tarde e noite. Ao final de cada disciplina é necessário que cada integrante atinja a média mínima de sete pontos.
LESSIO CERQUEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário