sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sonho com o 'Sul Maravilha' não terminou

Nem sempre a felicidade sonhada está na região onde nascemos. E o nordestino, animal racional que se adapta a qualquer tipo de clima, alimentação e afins, não mede esforços para encontrar o ‘meio’ ideal. Prova disso, é o resultado da pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 9, pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que classifica a região Sudeste como a que mais atrai emigrantes nordestinos. De acordo com a pesquisa, 67% dos nordestinos, se encontravam na região sudeste no ano de 2008.
Apesar da movimentação não possuir mais a mesma intensidade dos anos 70, muitos brasileiros oriundos da região de Lampião e João Gilberto, têm São Paulo como o seu ‘Jardim do Édem ‘ .
A empregada doméstica Marli Silva, 38, que nasceu no povoado do interior sergipano conhecido como ‘Serrão’, mas trabalha em Aracaju, não esconde seu encanto pela terra da garoa. “Tenho o sonho de ir pra São Paulo e ficar pra sempre. Quero trabalhar e morar lá. Já conheço a cidade, porque minhas irmãs moram lá. Aliás, conheço várias pessoas, porque muita gente do meu interior vai tentar a vida em São Paulo. Já existe até um lugar chamado ‘Serrãozinho’ “, conta com entusiasmo.
A falta de crença para com o nordeste, acaba fomentando o ciclo do qual Marli faz parte. Afinal de contas, o ‘Bolsa Família’ não enche a barriga de quem sonha com uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário