terça-feira, 8 de setembro de 2009

Seminário V -Dominique Wolton

Internet, e Depois? Uma teoria Crítica das Novas Mídias (Dominique Wolton)

Desde as antigas maneiras de comunicação por meio de gestos e linguagem até os mais novos avanços tecnológicos, a produção e troca de informações e conteúdos tornaram-se características comuns dos seres humanos em quaisquer sociedades. Entretanto, esse avanço gerou diversidade dos meios de comunicação, no qual os conteúdos passaram a ser mercadorias e os indivíduos tornaram-se dispersos no espaço físico e no tempo.
Porém, o que está em jogo não é o progresso físico e técnico dos meios midiáticos em meio ao processo de evolução da humanidade e sim a capacidade e qualidade de produção enquanto sistema de informação. Atualmente, a Internet tem sido gerenciadora de sonhos e leva o indivíduo a navegar pelo mundo. E, conseqüentemente criar seu próprio mundo, ou seja, gera “mundinhos” com a finalidade de desagregar a interação coletiva. Para Wolton a Internet não é considerada uma nova mídia e sim um aglomerado dos meios de comunicação que não traz inovações de produção, de linguagem entre outros.
Em virtude disso, o ser humano limita sua linha de raciocínio a ponto de não saber interagir e propagar opiniões sobre o que está em pauta no seu cotidiano e passando a viver uma espécie de “regressão cultural” mantendo-se alienado e individualista apesar de estarem interligados virtualmente. No entanto, não podemos e não queremos que o processo evolutivo fique estagnado e sim que saibamos utilizá-los enquanto sociedade por meio da universalização da informação mantendo assim a interação coletiva entre os indivíduos.
Marieta Melo

4 comentários:

  1. Praticamente essa mistura de mídias que é a internet, precisa de um estudo atencioso antes de expor idéias nestes 'mundos' para que não agridam outras formas de comunicação.

    Felipe Martins

    ResponderExcluir
  2. Essa autor faz uma viagem sobre esse assunto. Tem umas coisas que ele fala que realmente dá pra entender, mas outras....
    Segundo ele, a internet veio para desagregar a coletividade e gerar "mundinhos". Tá, de certa forma ele até tem razão. Mas esses mundinhos são criados por pessoas que não sabem ultilizar a internet e aproveitar o que ela tem de bom. A internet não chegou para isso ou aquilo, ela funciona da maneira que nós a conduzimos. Se o tal está vivendo num mundinho, isso é consequência do que ele mesmo criou.

    Juliana Moura

    ResponderExcluir
  3. A Internet é uma ferramenta de grande importancia, desde que ela seja usada para meios proveitosos. Dizer que ela veio para gerar mundinhos, até pode ser, mas só se restringe a esse mundinho quem busca nela apenas assuntos que os levam a esse fim. Ela não uma nova tecnologia pois a cada dia novas coisas surgem. A maneira como pode ser conduzida, talvez isso seja novo, pois cada coisa acontece no seu tempo. Na época do radio, ele era tão expetacular quanto a internet hoje, assim como os outros meios de comunicação.

    Jessica Nascimento

    ResponderExcluir