terça-feira, 8 de setembro de 2009

A evolução do Hipertexto

O conceito de Hipertexto vem do século XVI quando surgiram os manuscritos que sofriam alterações quando estes eram reproduzidos pelos copistas caracterizando assim uma escrita coletiva, anotações realizadas pelos leitores nas páginas também são consideradas exemplos de hipertextos, temos como exemplos de hipertextos clássicos as enciclopédias com seu acesso não-linear e a Bíblia com sua forma de leitura também não-linear.
A internet quase que materializa o hipertexto, é nesse meio de comunicação que ele tem o real sentido da palavra, alguns autores até chegam a dizer que o hipertexto só acontece no meio digital por causa do imediatismo que o meio proporciona, mas digamos apenas que a internet seria o hipertexto excelente através dos hiperlinks.
Pierre Lévy afirma que leitor de um texto o atualiza cada vez que lê, interagimos em um novo universo de criação e leitura de signos aproximando assim o conceito de virtual do próprio conceito de texto, nós passamos por três fases da evolução em direção a virtualização que foram a oralidade, a escrita e a virtualização informática na qual estamos.
O autor cita que no texto escrito os ‘hiperlinks’ existem na forma de notas de rodapé e citações bibliográficas, mas não direcionam em tempo real, na rede da internet basta que um texto exista para estar conectado há milhões de outros de assuntos relacionados, o leitor do texto digital pode modificar, e acrescentar nós, imagens, conectá-lo a outro hipertexto fazendo com que cada leitor seja um autor misturando suas idéias com outras formando uma inteligência coletiva.
Lévy imagina que no futuro os livros, jornais e documentos serão em grande parte projeções de hipertextos on-line mais ricos e ativos.

Felipe Martins
Texto referente ao Capitulo: A virtualização do Texto - Pierre Lévy

2 comentários:

  1. Concordo com a colocação de Lévy referente aos 'hiperlinks' nos textos escritos mas, acho que sua confiança na nova tecnologia poderia ser moderada. Não creio que este novo veículo venha substituir os antigos e sim acrescentar com sua facilidade de informações e a depender do limite da competência dos usuários esta ferramenta será utilizada de forma positiva. Temos que analisar as versões apresentadas na net, questioná-las antes de levar como uma verdade.

    Elbênia Ramos

    ResponderExcluir
  2. O ciberespaço nos dá uma grande oportunidade de utilizarmos o hipertexto da melhor forma possível, pois já no século XVI já se diziam que as alterações sofridas nos manuscritos feitas pelos copistas era uma forma de hipertexto ou ainda as anotações feitas pelos leitores nas páginas dos livros também definiriam tal atitude.
    Ou seja, com o ciberespaço podemos construir conhecimento através da união de diversas fontes encontradas em um só lugar. Por isso acredito que o mundo virtual é um excelente lugar para produzirmos hipertextos, no entanto não creio na “morte” dos outros tipos de mídia como jornais, revistas, TV, Rádio, o que penso é que esses meios terão de mudar se adequando a uma nova realidade, mas não deixarão de existir por constarem no mundo virtual através de uma forma digitalizada.

    LESSIO CERQUEIRA

    ResponderExcluir