quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Lévy X Wolton

Fomos do céu ao inferno em apenas duas aulas. Na primeira, ficamos super animados com Lévy. Ciberespaço, Hipertexto, "Desterritorialização" do texto, potencialização da informação, enfim, a internet como uma super ferramenta dinâmica que proporciona, como Lévy mesmo diz, a chamada "Inteligência Coletiva". Na segunda, Wolton nos mostra que a internet é uma perfeita ferramenta, mas que precisamos ter cuidados especiais com ela. Nem tudo que está lá (na internet) é confiável, devemos sempre confrontar informações para chegarmos a uma informação final e correta. A professora trouxe para sala de aula dois textos que nos permitiram confrontar idéias e perceber como é importante sempre, ler mais do que um autor.

CRISTIANO MENDONÇA

5 comentários:

  1. Concordo com Cristiano, pois os autores em questão expõem suas opiniões e nos fazem refletir e chegar a uma linha de pensamento renovada, ou seja, colhemos informações distintas e formulamos as nossas próprias visões. Isso facilita uma melhor compreenção a cerca do assunto!

    Hellen

    ResponderExcluir
  2. Também concordo com o exposto por Cristiano e Helen. Durante as aulas debatemos muito sobre o ciberespaço e as possibilidades que ele nos proporciona. Enquanto um teórico coloca esse espaço como o melhor meio para pesquisa, comunicação e informação (Pierre Levi), o outro (Woltom) nos faz refletir sobre os perigos de idealizar esse espaço, que sem dúvida deve ser usado como mais um vínculo aserviço da informação. Já vivemos a era do rádio, da TV, e agora é o momento da internet, sendo assim, ele é mais um meio direcionado ao bom jornalismo, a pesquisa, ao entretenimento, a comunicação e, principalmente, a informação.

    Tanuza Oliveira

    ResponderExcluir
  3. O texto de Wouton é um pouco mais informativo, se comparado com o texto de Pierre Levy, no sentido de que o autor não fantasia sobre a questão. Ele é mais racional, mais objetivo. Sabe das limitações e dos problemas da internet. Já Pirre coloca o ciberespaço com um 'templo' da comunicação, um meio quase que sem defeitos e que apenas proporciona vantagens aos seu usuários.

    Luiza Carla

    ResponderExcluir
  4. Podemos afirmar que Lévy viaja nas suas idéias, o que complicou um pouco nossas cabeças. E quando já estávamos nos acostumando, vem Wolton e coloca nossos pés no chão, apresentando que temos sim que ter cautela com a internet. Hoje, ela é uma ferramenta que há anos atrás o livro foi para muitas pessoas e por isto não devemos acreditar que os avanços tecnológicos param por aqui e que devemos apenas vangloriar a net. Devemos sim utilizar livros, revistas, assitir Tv, ouvir rádio, ou seja, usurfruir de tudo que nos ajude a obter mais conteúdo para construir nossos conhecimentos.

    Elbênia Ramos

    ResponderExcluir
  5. Pois é Cris, ficamos tão alegrinhos quando Lévy nos mostra o mundo que é o ciberespaço, aí, vem Wolton, e acaba com nossa alegria, dizendo que devemos tomar cuidado.MAISE ROCHA

    ResponderExcluir