sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SERÁ MESMO?

Pois bem pessoas,
Será mesmo que o meio internet está chegando realmente para agregar conhecimento sensato e com credibilidade? As dúvidas pairam...Poderíamos afirmar que existe um monopólio virtual, além do da mídia televisiva, radiofônica ou escrita? Talvez existam grupos intelectuais manipulando-nos na internet, induzindo-nos a não mais conhecer a verdadeira informação, a mais sensata, e sim matarem a sede de conhecimento e a ganância dos que "acham" que estão se instruindo, conhecendo...
Talvez a internet não seja um meio tão democrático, tão inócuo assim como pensamos...
O mundo cibernético não só agrega os bons costumes, as boas maneiras, a boa educação, as boas intenções...assim como o mundo concreto, real em que vivemos nunca nos dá esta certeza. As relações sociais "virtuais" podem não ser tão singelas como imaginamos. Para apreciar o ciberespaço é necessário tê-lo como aliado, mas não segui-lo como uma bíblia...um Deus...
Tenhamos parcimónia.
TÍFFANY TAVARES

4 comentários:

  1. A inteligência Coletiva
    Os avanços tecnológicos que hoje acontecem no setor da comunicação e da informática, têm chamado a atenção do público. As redes digitais de transmissão ampliam, a cada dia, um cibersespaço mundial no qual todo elemento de informação encontra-se em contato virtual com todos e com cada um.
    O que devemos fazer é o bom uso desta tecnologia, para nós jornalistas a internet é apenas uma ferramenta para auxilio de nosso trabalho, porém jamais deve ser usada como fonte e único meio de informação. Para tudo na vida existe os dois lados da moeda, o que nos resta saber é qual o lado da moeda utilizar.
    LÍCIA MOURA

    ResponderExcluir
  2. Creio que a internet veio sim para ajudar a vida de seus usuários. No entanto, como tudo na vida, ela não é só composta de qualidades.
    Informações variadas estão ao alcance de todos que as procuram. Tanto informações sérias, com intuito de realmente instruir, como dados duvidosos também fazem parte do ciberespaço.
    Por isso, o que determinará uma boa ou má utilização do meio virtual é a maneira pela qual o "garimpeiro de informações" seleciona o que realmente é útil.
    A manipulação de idéias vem sendo feita por todos os meios de comunicação há muito tempo e porquê com a internet seria diferente?
    Constatamos que os grandes empresários da comuncação tentam manipular as opiniões também pelas informações postadas no ciberespaço, mas, diferentemente dos outros meios de comunicação (TV, Rádio, Jornal...) pela internet temos a possibilidade de questionar, interagir, buscar a "verdade-verdadeira" dos fatos, pois temos uma infinidade de opiniões sobre o mesmo assunto em um só lugar, com isso não mais ficamos restritos a formamos nossos conceitos simplesmente por um "isso é uma vergonha", nossos argumentos são construidos pelo conjunto de informações garimpadas ao longo de diversos textos, vídeos, áudios, fóruns, chat's... enfim, temos a oportunidade de edificarmos nossa opinião de forma muito mais consistente.

    Lessio Cerqueira.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho também que a internet veio pra somar com os outros meios de comunicação,a Tv,o rádio e o impresso.Porque podemos ter mais conteúdo e ficar mais próximo de devidos assuntos que não são passados atravéz das outras mídias.Depende de cada individo saber o que vai procurar na internet para o seu conhecimento pessoal e a melhora no trabalho não ficar preso a só uma informação que nos são passadas.Assim com a internet podemos ter um grande números de informações e nos aprofundar cada vez mais para ter mais conteúdo,para que possamos expressarmos nossa opinião pessoal.Na internet temos uma informação mais completa com video,com áudio e com a escrita.A informação é armazenada para que ao passar do tempo,possamos pegar aquela devida informação e acrescentar com uma informação factual.


    RODRIGO BOMFIM

    ResponderExcluir
  4. Concordo quando Lessio diz que a internet como tudo na vida também tem as suas qualidades e seus defeitos. A internet está aí ao alcance de todos (quase) e o que a diferencia é o modo como nós ultilizamos essa ferramenta. A manipulação não está apenas na Tv, ou no impresso, mas também nas mais variadas mídias e inclusive na internet. Temos a possibilidade de vasculhar a rede, conhecer as mais diversas opiniões e os diferentes lados. Esse é o diferencial. Não precisamos ficar bitolados a uma versão, a pluralidade de fontes que a internet disponibiliza, nos permite criar uma visão do que está sendo publicado. Mas como tudo tem o seu lado "negro", é preciso saber como pesquisar e onde pesquisar os fatos.

    Juliana Moura

    ResponderExcluir